Bons Frutos, inspiração que vem da terra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hortas urbanas ganham cada vez maior importância no cotidiano das nossas cidades e é por isso que estamos super felizes pela aproximação entre a horta Bons Frutos e a escola Waldorf Santos. A hortas Bons Frutos é um empreendimento comunitário, gera renda e impacto positivo no Caminho da União, uma comunidade sobre palafitas localizada na entrada de Santos.

Em 2014 a horta Bons Frutos nasceu de um sonho comunitário ocupando pouco mais de 5 m2 nos fundos de um barracão cultural, no programa Guerreiros Sem Armas, desenvolvido pelo Instituto Elos. A iniciativa foi conquistando o coração de mulheres que sonhavam com uma alimentação mais saudável para as crianças, e ganhou consistência através de um trabalho intenso de acompanhamento do Instituto Elos e dos parceiros apoiadores que foram se juntando ao projeto.

Recentemente o projeto recebeu o prêmio de Inovação Comunitária pela Brazil Foundation, mas este é apenas um dos reconhecimentos que permitem que a horta se expanda e consolide seus resultados.

A iniciativa busca ser comunitária no sentido amplo da palavra: a comunidade se expande para além dos limites do bairro. Escolas parceiras levam seus alunos para terem um contato próximo com a terra e organizações como o Rotary Clube Boqueirão apoiam o projeto.

Por tudo isso vemos com bons olhos a aproximação entre pais da comunidade escolar Waldorf Santos e a Horta Bons Frutos. Algumas das nossas crianças tem visitado o espaço nos mutirões realizados mensalmente e aprendido a colocar a mão na terra, a plantar e a colher. Têm descoberto saberes ancestrais compartilhados por estas mulheres que re-aprenderam a conexão com os ciclos da natureza e da produção do nosso alimento. Acima de tudo, a aproximação com a horta Bons Frutos permite que ampliemos os horizontes das nossas crianças, dando a conhecer a realidade em que muitos brasileiros vivem nas periferias das nossas cidades, não a partir de estereótipos que denigrem a dignidade humana, mas a partir de exemplos inspiradores que dignificam e evocam respeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s