Movimento para o corpo e para a alma

capoeira

No exercício da capoeira angola aprendemos a equilibrar e encontrar as melhores qualidades de cada um. Aliás, tudo nesta modalidade de capoeira é sobre equilíbrio:do seu próprio corpo, entre dois corpos, duas intenções, duas forças, e o objetivo é manter-se no controle das suas ações e responsabilizar-se pelos impactos que ela tem sobre o outro. Na capoeira angola aprendemos a analisar se a pessoa à nossa frente será capaz de se defender do golpe que estou prestes a dar, e ser capaz de parar o golpe, caso o outro não consiga se desviar a tempo. Aprendemos a utilizar as nossas melhores habilidades, conhecer nossas fraquezas. Conhecer o outro.

Quando jogamos capoeira não lutamos contra um inimigo, mas construímos uma relação de equilíbrio e nos apoiamos mutuamente para que possamos crescer juntos.

Na Escola Waldorf Santos as aulas de capoeira são ministradas pelo treinél Xará. Jovem em idade, é considerado uma das maiores referências da capoeira angola na Cidade e no Estado, pelo respeito que tem às tradições. Foi por este mesmo respeito e pela forma de lidar com as crianças, inspirando nelas a atitude respeitosa e dedicada, que acolhemos esta como uma das atividades extracurriculares oferecidas à tarde.

A capoeira é indicada como atividade complementar para crianças a partir dos 5 anos, mas o treinél pode avaliar caso a caso e considerar algumas exceções. A participação nas aulas apoia a criança no desenvolvimento motor, consciência corporal, fortalecimento da autoestima e disciplina, por requerer dedicação e atenção para a correta execução dos movimentos. A capoeira estimula ainda a atenção da criança, trabalhando os sentidos da audição e de visão.

Em um mundo onde as nossas percepções sensoriais são substituídas pelas percepções do intelecto, as atividades que acontecem em 3 dimensões e requerem a presença corporal da criança são valiosas.Nesta dança, que também é luta e brincadeira, é preciso que a criança utilize todos os seus sentidos para interagir com a música, com o ritmo, com o golpe que se aproxima, exigindo adaptação constante em uma realidade de se transformar a cada momento. Em outras palavras, este é também um exercício de criatividade.

As aulas de capoeira acontecem às terças e quintas na sede da escola – Rua Imperatriz Leopoldina, 30, por um custo de R$ 100,00 mensais. Para maiores informações, entre em contato com a nossa secretaria através do e-mail secretaria@waldorfsantos.org ou do telefone 3227-6330.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s